Áries:
Áries, o Carneiro, é uma constelação do zodíaco . O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Arietis.
Na mitologia, este era o carneiro cuja lã se transformou em ouro, conhecido como Velo d'ouro, ensejando a busca de Jasão e os Argonautas.
O carneiro também é um dos animais preferidos para sacrifícios em diversas culturas Meso-Orientais.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Perseus,Triangulum,Pisces, Cetus e Taurus.
Touro:
Taurus, o Touro, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Tauri. Este é o touro mitológico em que Zeus se transformou para seduzir Europa, uma princesa fenícia.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Auriga, Perseus, Áries, Cetus, Eridanus, Orion e Gemini.
Conhecida pela sua maior estrela Aldebaran. Tem 40 vezes o tamanho do Sol e é uma das maiores estrelas junto da Antares na constelação de Escorpião.
Touro é formada apenas pela cabeça, ombros e membros anteriores do Touro. Na literatura grega foi chamada o Busto, representando o touro que raptou Europa, e sua parte posterior estava submersa nas ondas. As estrelas são representadas como um touro em posição de ataque, os chifres enormes abaixados.
A constelação ascendia no equinócio vernal entre 4100 e 1900 a.C., aproximadamente. Manilius referiu-se a ela como "rica em mulheres", referindo-se às sete Híades e sete Plêiades.
Gemini, ou Gêmeos, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Geminorum. Eles representam Castor (α) e Pólux (β), irmãos de Helena de Tróia, na mitologia grega. O planeta-anão Plutão foi descoberto próximo a Wasat, δ Gem, em 1930, por Clyde Tombaugh.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Lynx, Auriga, Taurus, Orión, Monoceros, Canis Minor e Câncer.
Câncer:
Cancer (Português Brasileiro) ou Caranguejo ( Português Europeu)é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Cancri . 55 Cancri possui um sistema planetário com dois planetas confirmados. A massa de um deles é 0,84 vezes a de Júpiter, e a do outro é estimada em 5 vezes esta última.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Lynx, Gemini, Canis Menor, Hydra e Leo.
Na China, o Aglomerado de estrelas "Presépio" da constelação de Câncer, chama-se Sekishiki, que significa "buraco por onde as almas sobem para o além".
Leão:
Leo, o Leão, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Leonis. Wolf 359, que é uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar, encontra-se nesta constelação.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Ursa Major, Leo Minor, Câncer, Hydra, Sextans, Crater, Virgo e Coma Berenices.
Virgem:
Virgo, a Virgem, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Virginis. Uma das identidades mitológicas da Virgem é Têmis, deusa da justiça, que, desgostosa com o comportamento humano, ascendeu ao céu. Em outras versões é identificada com Astréia, filha de Zeus e Têmis, que viveu entre os homens durante a Idade de Ouro, contudo com a decadência da humanidade, retirou-se para o céu onde foi transformada na constelação da Virgem. Um de seus atributos era a balança, daí a proximidade das duas constelações.
Suas vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Boötes, Coma Berenices, Leo, Crater, Corvus, Hydra, Libra e Serpens Caput.
Libra:
Libra, a Balança, é uma constelação do zodiaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Librae. Representando a balança segurada pela Virgem, a Justiça, esta constelação também foi, por muito tempo, considerada parte do Escorpião.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Serpens Caput, Virgo, Hydra, Lupus, Scorpius e Ophiucus.
Escorpião:
Scorpius, o Escorpião, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Scorpii. Seu inimigo mitológico é Orión, o caçador, e as constelações estão de fato em pontos diametralmente opostos do céu.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Sagittarius, Ophiuchus, Libra, Lupus, Norma, Ara e Corona Australis.
Sagitário:
Sagittarius, o Arqueiro, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Sagittarii. O centro da Via-Láctea se encontra nesta constelação.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Aquila, Scutum, Serpens Cauda, Ophiuchus, Corona Australis, Telescopium, Microscopium e Capricornus.
Na mitologia grega está relacionado com Quíron,um centauro mestre em Medicina.
Sagittarius é o género da ave de rapina secretário.
Capricórnio:
Capricornus é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Capricorni; a constelação é conhecida em português como Capricórnio. Os antigos associavam-na a uma cabra ou cabra-do-mar.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Aquila, Sagittarius, Microscopium, Piscis Austrinus e Aquarius.
Na mitologia grega pode se referir a Amaltéia, cabra que amamentou Zeus em sua infância em Creta. Também pode fazer referência a figura do Deus Pan, protetor dos bosques, campos e pastores, e a figura dos sátiros, personagens lendários meio homens ,meio bodes.
Aquário:
Aquarius (Latim para portador da água) é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Aquarii e a abreviação oficial adotada pela União Astronômica Internacional é Aqr; a constelação é conhecida em português como Aquário, o portador de água.
A região do céu em que ela se encontra é conhecida como o Marou a Água, devido à proximidade de constelações como Cetus, a Baleia, Pisces, os Peixes, e o rio Eridanus (Erídano). Este é, por vezes, representado como fluindo do vaso do Aquário. Os antigos viam, nessa constelação, a figura de um homem vertendo água de uma ânfora.
É a constelação da Era de Aquarius.
Na mitologia grega a constelação representa o príncipe troiano Ganímedes.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Pisces, Pégasus, Equuleus, Delphinus, Aquila, Capricornus, Piscis Austrinus, Sculptore Cetus.
Peixes:
Pisces, os Peixes, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Piscium. A estrela α Psc é conhecida como Alrisha, significando "o nó"; este seria o nó da corda usada para atar os peixes em que a deusa Afrodite e seu filho Eros se transformaram para escapar de titã Tífon.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Triangulum, Andromeda, Pegasus, Aquarius, Cetus e Áries.
2 comentários:
Que belaza este filha astrologia. Eu não entendo nada de astrologia ocidental. Somente astrologia do Iching. Muito bom, vou ler tudo. Abraços
Olá Norma,
no começo eu também não entendia, mas acabei aprendendo e criei esse Blog para tentar ajudar os aprendizes desesperados de Astrologia.
Obrigado :)
Postar um comentário
Olá, fique á vontade ao comentar, seje para críticas, elogios ou sugestões, eu estarei respondendo e respeitando a opinião de cada um :)