As Casas são 3 grupos de quatro, cada um, correspondendo ás qualidades dos signos que iremos abordar. Cada grupo de Casas tem características em comum, que iremos ver á diante.
As Casas Angulares é conhecida por ser a casa dos signos que começam ás estações, por exemplo; Áries (Primeira Casa) inicia o outono, Câncer (Quarta Casa) o inverno, Libra (Sétima Casa) a primavera e Capricórnio (Décima Casa) o verão.

As Casas Sucedentes são aquelas que regem o meio das estações, por exemplo; Touro (Segunda Casa) rege o meio do outono assim como Leão (Quinta Casa) rege o meio do inverno, Escorpião (Oitava Casa) o meio da primavera e Aquário (Décima Primeira Casa) rege o meio do verão.

As Casas Cadentes são aquelas que regem o fim das estações, por exemplo; Gêmeos (Terceira Casa) rege o fim do outono, Virgem (Sexta Casa) rege o fim do inverno, Sagitário (Nona Casa) rege o fim da primavera e Peixes (Décima Segunda Casa) rege o fim do verão.

Ou seja:

Casas Angulares: primeira, quarta, sétima e décima.
Casas Sucedentes: segunda, quinta,oitava e décima primeira.
Casas Cadentes: terceira, sexta, nona e décima segunda.

Cada Casa têm uma palavra-chave. Podemos observar a seguir que a Casa oposta trata-se do mesmo assunto porém de forma diferente:

1ª Casa: Eu (a pessoa de quem é o mapa)
7ªCasa: Você (o outro)

2ªCasa: Meu (o que me pertence)
8ªCasa: Deles (posses dos outros)

3ªCasa: Aqui (meu ambiente imediato)
9ªCasa: Lá (lugares mais distantes)

4ªCasa: Privado (minha vida privada)
10ªCasa: Público (minha vida pública)

5ªCasa: Amor dado (o amor que eu dou)
11ªCasa: Amor recebido (o amor que eu recebo)

6ªCasa: Saúde física (estado do meu corpo)
12ªCasa: Saúde mental (estado da minha mente)