Dividimos os doze signos do Zodíaco em grupos com determinadas características comuns. Uma forma de proceder a essa divisão é por temperamento. Essa classificação é denominada por elemento ou triplicidade, como segue:

Signos de Fogo: Áries, Leão e Sagitário.

Esses signos são ígneos, ardentes, entusiásticos, espontâneos, auto-suficientes e românticos. Mal-empregados podem ser autoritários e demasiadamente vigorosos.

Signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio.


Esses signos são práticos, realistas, prudentes, conservadores e sensuais. Gostam de conforto material e têm bons poderes de recuperação. Mal-empregados podem ser insensíveis e demasiadamente materialistas.

Signos de Ar: Gêmeos, Libra e Aquário.

Esses signos se comunicam-se bem; tendem a ser intelectuais e são capazes de lidar com o raciocínio abstrato. São lógicos de mente aberta, objetivos, idealistas e sem preconceitos. Mal-empregados podem ser frios e sem senso prático.

Signos de Água: Câncer, Escorpião e Peixes.

Esses signos são emotivos, apoiadores e receptivos. São emocionais, intuitivos, responsivos, sensíveis e profundos. Tendem a variar de humor e são facilmente influenciados pelo ambiente. Lembre-se que a água é encontrada em três formas: líquida, congelada (gelo) e gasosa (vapor). Câncer é a forma líquida, Escorpião é a forma congelada e Peixes é a forma gasosa. Mal-empregados, esses signos podem ser auto-indulgentes, auto-piedosos e indecisos.