Os doze signos também são divididos em três grupos de quatro signos cada; os signos de cada grupo têm certas qualidades em comum. Cada grupo têm um modo diferente de operar na vida. Essas qualidades ou quadruplicidades ou modos são :

Signos Cardeais: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio

Esses signos são os quatro pontos cardeais da bússola: Leste, Oeste, Norte e Sul. Áries é Leste, Libra é Oeste, Câncer é Sul e Capricórnio é Norte.
Esses signos são chamados cardeais porque regem a mudança das estações: Áries é Outono, Câncer é Inverno, Libra é Primavera e Capricórnio é Verão. Os signos Cardeais têm iniciativa, são ativos, ardentes, ambiciosos, entusiásticos e independentes. Sua mente é rápida e insaciável. Usados negativamente podem ser apressados, imprudentes e dominadores, podem deixar de terminar o que começam. Acima postei a figura de um chapéu de formatura, pois é o objeto que mostra o poder Cardeal, do professor mandão, aquele que começa e adora ficar no comando. Como animal postei o Leão, o animal considerado o Rei, nada mais é do que o mandão da selva.
O Leão da foto não simboliza o Leão do Zodíaco, lembre-se que os Cardeais são Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Leão é Fixo, a próxima qualidade á seguir.

Signos Fixos: Touro, Leão, Escorpião e Aquário

Esses signos correspondem ao mês intermediário de cada estação. Enquanto os Cardeais fazem a transição entre as estações, os signos fixos são firmementes estabelecidos no meio de cada estação. Os signos fixos são determinados, capazes de se concentrar, estáveis, resolutos, económicos e majestosos. Sua mente é penetrante e sua memória é excelente. Alcançam resultados vagarosamente porém seguramente. Usados negativamente, podem ser teimosos, egoístas e demasiadamente presos á sua maneira particular de encarar as coisas. Acima postei a figura de um sapato pisando num teimoso chiclete que teima em ficar grudado. Achei que o chiclete representa bem o modo Fixo. Sabe aquele chiclete que grudou em seu sapato e não sai mais ? Pois é, os signos Fixos são assim mesmo quando decidem uma coisa raramente apagam da idéia, na verdade não são teimosos, mas determinados e persistentes. Como animal postei a foto de uma mula, pois é o animal mais teimoso que eu conheço, você a puxa de um lado e ela não obedece e impaca tentando ficar no mesmo lugar.

Signos Mutáveis: Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes

Esses signos correspondem ao mês final de cada estação. Esta é a época em que se completa o trabalho da estação e ao mesmo tempo se planeja para a estação vindoura. Os signos mutáveis são versáteis, adaptáveis, variáveis, sutis, simpáticos e intuitivos. Sua mente é engenhosa e flexível. Usados negativamente podem ser enganosos, ladinos, inconstantes e indignos de confiança. Acima postei a foto de um papel (aviãozinho), pois achei esse objeto perfeito para representar o modo Mutável, pois com o papel você consegue fazer varias coisas como amassar, desamassar, dobrar, recortar, etc, etc. Como animal postei o camaleão que sempre está trocando de cor, mostrando o jeito Mutável de sempre estar se adaptando conforme ás situações.