Sol






Rege: Leão.
Exaltação: Áries.
Detrimento: Aquário.
Queda: Libra.
Glifo: O escudo de Hélio, ou o círculo da infinidade (o ponto representa a pessoa interior).
Anatomia: O coração, a parte superior das costas, o baço, o sistema circulatório, o esperma, o olho direito do homem e o olho esquerdo da mulher.
Representa: O impulso do poder, a personalidade, o ego.
Palavra-Chave: O ser interior.

A principal expressão do indivíduo. Mostra as qualidades de liderança e sucesso. Representa o princípio masculino, o pai, o marido e os homens em geral. O Sol rege a saúde, os princípios vitais, a autoridade e os chefes, os altos postos, a nobreza, a alta administração, o progresso, a dignidade, a energia, o senso de identidade e a capacidade de experiência. Sua ação é fortificadora e vitalizadora. O posicionamento do Sol indica a vida e o coração do mapa, onde você deseja brilhar.

Lua:






Rege: Câncer.
Exaltação: Touro. 
Detrimento: Capricórnio.
Queda: Escorpião.
Glifo: Lua no quarto crescente.
Representa: Necessidade de proteção familiar.
Palavra-Chave: Emoções.
Anatomia: Peito, estômago, equilíbrio dos fluidos do corpo, digestão, secreções glandulares, olho esquerdo do homem, olho direito da mulher.

A influência da Lua no mapa é muito importante porque ela é o planeta mais próximo da Terra e se move rapidamente pelo zodíaco. Representa o princípio feminino: mãe, esposa e mulheres em geral. Instintos, humor, marés, fases, receptividade, flutuações, sentimentos, padrões de hábitos, ações reflexas. Sua ação oscila e muda. Governa os interesses pessoais, os desejos, as necessidades, o magnetismo, o crescimento e a fertilidade, a necessidade de contato, a impressionabilidade e a consciência. Rege os líquidos, as mercadorias, a navegação, a fabricação de bebidas, a enfermagem, os comerciantes e o público em geral. A colocação da Lua no mapa mostra onde você está sujeito a altos e baixos emocionais.

Os Nodos da Lua:



Os nodos não são corpos celestes; são pontos na longitude celeste onde a Lua cruza a eclíptica (ou caminho do Sol). O nodo norte da Lua tem seu posicionamento indicado nas efemérides e o nodo sul é sempre seu oposto direto, com o mesmo número de graus e minutos, porém no signo oposto. Exemplo: se o nodo norte está a 10°50' de Áries, o nodo sul está a 10°25' de Libra.

Nodo Norte ( ou cabeça do dragão)




É um ponto de ganho, de aumento, de acréscimo de confiança. É onde você absorve ou recebe. A sua localização no mapa mostra a direção que você deve se esforçar para seguir, no sentido de se realizar.

Nodo Sul (ou cauda do dragão)



Um ponto de liberação ou abandono. É onde você precisa dar ou onde lhe tomam. A sua colocação no mapa mostra onde você pode tomar a saída mais fácil.



Lilith



A Lua descreve uma trajetória elíptica ao redor da Terra. Uma elipse possui dois pontos focais e aquele que fica vazio foi denominado Lua Escura, Lua Negra ou Lilith. Isto se constitui numa definição um tanto simplificada, pois, na realidade, a Lua e a Terra movem-se ambas ao redor de seu centro comum de gravidade, e a trajetória da Lua não é uma elipse exata, mas um tanto oscilante. Assim é necessário estabelecer a diferença entre a órbita média da Lua, que é uma elipse levemente alongada, e a órbita real, que oscila ao redor da órbita média devido a diversas interferências. Assim como há um Nodo Lunar “médio” e outro “real”, e como há uma elipse “média” e outra “real”, também há uma Lilith “média” e outra “real”. Escrevo real entre aspas salientando que o Nodo da Lula só é “real” umas duas vezes ao mês, quando a Lula se encontra realmente sobre ele, já que no resto do tempo, ele é tão “irreal” quanto o Nodo Médio. A propósito, quando se trabalha com um ponto tão próximo à Terra, devemos considerar o efeito paralaxe, isto é, devemos ponderar que um determinado ponto da Terra é visto a partir de um certo ângulo de um ponto no céu. A Astrologia observa os planetas sob o ponto-de-vista geocêntrico, ou seja a partir da Terra, e não de maneira topocêntrica, a partir do ponto de vista de um observador.

Lua também já foi definida como um apogeu da órbita lunar, isto é, como aquele ponto da órbita mais distante da Terra. Ambos os pontos, o apogeu e o segundo ponto focal, localizam-se no eixo maior da elipse orbital, chamado também de linhas das apsides. Vistos da Terra, estão na mesma direção, portanto, ocupam o mesmo lugar no Zodíaco. O segundo ponto focal se encontra a uma distância aproximada de 36.000 km da Terra, enquanto o apogeu a cerca de 400.000 km. À parte dessa diferença de distâncias, as duas definições podem ser consideradas equivalentes. Tendo em vista que a órbita da Lua move-se para frente continuamente no espaço, a Lua Negra percorre o Zodíaco cerca de 40º por ano. Uma revolução completa demora 8 anos e 10 meses
.


A Lua Negra descreve nosso relacionamento com o Absoluto, com o sacrifício como tal, e mostra-nos como abrimos mão de certas coisas. Em trânsito, a Lua Negra indica-nos alguma forma de castração ou frustração, freqüentemente nos assuntos relacionados ao desejo; uma incapacidade da psique; ou uma inibição em geral. Por outro lado também indica nossas áreas de autoquestionamento, a nossa vida, nossos trabalhos, nossas crenças. Acho que é isto é importante, pois nos dá a oportunidade de abrir mão de algo. A Lua Negra mostra onde podemos deixar que a Totalidade fale dentro de nós, sem atravessar um “eu” pelo caminho, sem erigir um muro formado pelo nosso ego. Ao mesmo tempo, ela não nos indica a passividade. Ao contrário, simboliza a firme vontade de mantermo-nos abertos e confiantes, de deixar que o Mundo Transcendental infiltre-se em nós, confiando inteiramente nas grandes leis do Universo, naquilo que chamamos Deus. A fim de nos preparar para essa abertura, a Lua Negra cria um vazio necessário."

Mercúrio:




Rege: Gêmeos, Virgem.
Exaltação: Aquário.
Detrimento: Sagitário, Peixes.
Queda: Leão.
Glifo: Capacete alado do deus Mercúrio.
Representa: Necessidade intelectual, forma de expressão.
Palavra-Chave: Capacidade de raciocínio.
Anatomia: Sistema nervoso, cérebro, visão, boca, língua, sistema respiratório, mãos, braços, regente geral de todos os hormônios.

Nunca localizado a uma distância superior a 28º do Sol. Considerado neutro. Rege a razão, a capacidade de comunicação, o intelecto, a percepção, a destreza, a racionalização, a transmissão, as palavras, opiniões e precepções sensórias. sua ação é rápida, incerta, inconstante. Lida com viagens (principalmente viagens curtas), irmãos e irmãs, crianças, serviços de escritório, fala, escrita, contabilidade, secretárias, atividades com os vizinhos, cartas e serviço postal, meios de transporte, comércio, capacidade emocional e técnica. O posicionamento de Mercúrio no mapa mostra onde e como você se comunica melhor.

Vênus:




Rege: Touro, Libra.
Exaltação: Peixes.
Detrimento: Escorpião, Áries.
Queda: Virgem.
Glifo: Espelho da vaidade da deusa Vênus.
Representa: Necessidade social, senso de valores.
Palavra-Chave: Afeição.
Anatomia: Pescoço, queixo, bochechas, paladar, rins, ovários, órgãos internos de reprodução, circulação do sangue venoso, órgãos sensoriais da pele.

Nunca localizado a mais de 46º de distãncia do Sol. Vênus é o planeta do amor; antigamente era chamado pequeno benéfico. Rege a arte, a cultura, a estética, as posses, os parceiros, a beleza, o charme, o bom gosto, o sentimentalismo, os doces e o açúcar, a cor, a harmonia, a poesia, as pinturas, as jóias, o canto, o drama e a música. A ação de Vênus é suave e harmoniosa. Governa os contatos emocionais, a ternura, o caráter moral, o casamento e as uniões de todos os tipos; assim como a sociabilidade, o temperamento, os luxos, o prazer e a apreciação. Vênus é o planeta do amor e da sensibilidade, não do sexo. o posicionamento de Vênus no mapa mostra do que você realmente gosta.

Terra:






Rege: Touro (Tentativo)
Detrimento: Escorpião (Tentativo)
Palavra-Chave: Realidade

A Terra está sempre em exata oposição ao Sol por signo, grau e colocação na Casa. Mostra como e onde você encontra o mundo. Relaciona-se com o plano físico e os assuntos mundanos. Representa a sua missão na vida.

Marte:




Rege: Áries .
Co-regente de: Escorpião.
Exaltação: Capricórnio.
Detrimento: Libra, Touro.
Queda: Câncer.
Glifo: Escudo e lança de Marte, o deus da guerra.
Representa: Ação, impulso agressivo, iniciativa.
Palavra-Chave: Energia
Anatomia: Sistema muscular, órgãos externos de reprodução, cabeça e rosto, glóbulos vermelhos do sangue, nervos motores, bexiga, glândulas supra-renais.

Lida com a sua natureza animal, o desejo e as energias sexuais,. Mostra ambição, força, poder, construção, trabalho, luta, competição e morte. Governa a cirurgia e as operações, as armas, a guerra, os acidentes, as inflamações, os cortes e ferimentos, as queimaduras, as escalduras, a violência, as ferramentas, o ferro e o aço. Antigamente era conhecido como pequeno maléfico. A ação de Marte é súbita, arrogante e disruptiva. Marte pode ser usado destrutiva e raivosamente, de forma combativa, ou com coragem e força. o posicionamento de Marte no mapa mostra onde você despende maior energia.

Júpiter:




Rege: Sagitário.
Co-regente de: Peixes.
Exaltação: Câncer
Detrimento: Gêmeos.
Queda: Capricórnio.
Glifo: Primeira letra da palavra grega para o nome do deus Zeus.
Representa: Impulso da benevolência e proteção.
Palavra-Chave: Expansão.
Anatomia: Sangue arterial, fígado, coxas, quadris, pés, orelha direita, testa, glicogênio e tecidos gordurosos, pãncreas.

Rege a riqueza, o tempo de lazer, os grandes negócios, a mente superior, o otimismo, a altura, o crescimento, a moralidade, a prosperidade e a indulgência. Também a educação superior, o raciocínio filosófico, as aspirações, os esportes, a boa sorte, as viagens longas, a caça e o amor pelos animais. Júpiter é o juiz, o jurista e o protetor. Antigamente Júpiter era conhecido como o grande benéfico. A ação de Júpiter é ordenada e promove a saúde o crescimento. O posicionamento de Júpiter no horóscopo indica onde você muitas vezes tem boa sorte e gosta de passar o seu tempo de lazer.

Saturno:




Rege: Capricórnio.
Co-regente de: Aquário
Exaltação: Libra.
Detrimento: Câncer.
Queda: Áries
Glifo: Foice de Cronos, deus do tempo.
Representa: Impulso de segurança e garantia.
Palavra-Chave: O mestre.
Anatomia: A pele, sistema ósseo (inclusive os dentes), ligamentos, joelhos, orelha direita e órgãos de audição, vesícula, glândula paratireóide, proteína do corpo.

Rege a forma, a disciplina, a responsabilidade, a organização, a ambição, a capacidade para uma profissão, as limitações, as tristezas e a demora. Saturno rege as leis e as teorias científicas, as pessoas velhas, a profundidade, a paciência, o senso do tempo, a tradição, o convencionalismo, a ortodoxia e o uso produtivo do tempo. Saturno representa os princ´pios da verdade, da contração, da solidificação, da sabedoria e do amadurecimento. Sua ação é lenta e duradoura. Saturno é o capataz do mapa. Antigamente era conhecido como o grande maléfico. O posicionamento de Saturno no mapa indica aonde você se sente menos seguro e tende a supercompensar.

Urano:



Rege: Aquário.
Exaltação: Escorpião.
Detrimento: Leão.
Queda: Touro.
Glifo: Modificação da letra H, por causa de seu descobridor, Herschel, em 1781
Representa: Impulso de liberdade, "divino descontente"
Palavra-Chave: O despertador.
Anatomia: O sistema nervoso superior, eletricidade do corpo, tornozelos.

Rege as invenções, a originalidade, a ciência, a eletricidade, a mágica, o oculto, a luz, a astrologia, a psicologia, os raios X, os aviões e a compreensão das leis da natureza. É futurista, hmanitário, intelectual, excêntrico, boêmio, egoísta e utópico. Também governa a vontade de criar, a mudança súbita, a revolução e os ditadores, o individualismo, a engenhosidade, as rebeliões e a autonomia. Sua ação é súbita e inesperada e muitas vezes violenta. Urano é um destruidor de tradições. É neutro e assexuado e considerado por muitos como a oitava superior de Mercúrio e o primeiro dos planetas transcedentais. A pesquisa recente também associa Urano aos desastres naturais, principalmente os terremotos. O posicionamento de Urano no mapa indica onde você tende a fazer o que é fora do comum.

Netuno:



Rege: Peixes
Exaltação: Ainda não estabelecida
Detrimento: Virgem
Queda: Ainda não estabelecida.
Glifo: Tridente de Poseidon, o deus do mar.
Representa: Impulso espiritual ou escapista.
Palavra-Chave: Intuição
Anatomia: Espinha dorsal, fibras nervosas, pés, glãndula pineal, funções telepáticas, glóbulos brancos do sangue, funções cinestéticas.

Rege os assuntos marítimos, os líquidos, a música, o cinema, o teatro e a televisão, o encantamento, os sonhos, a ilusão, a desilusão, a espiritualidade, os ideais, a mística, os pressentimentos e as coisas que tomamos profundamente como certas na vida sem questionar. Rege o nevoeiro, o petróleo, o mistério, os anestésicos, a lisonja, os intangíveis, as fragãncias, a segunda visão, o amor pela poesia, a cor e a dança. netuno governa as drogas e seu uso, o alcoolismo, a hipocondria, o sonambulismo, os transes, a hipnose, a imaterialidade e a anormalidade. a acção de netuno é sutil, gradual e ás vezes insidiosa. É a oitava superior de Vênus e o segundo dos planetas transcendentais. o posicionamento de Netuno no mapa indica onde você tende a se enganar e/ou enganar os outro; também mostra aonde você procura um ideal.

Plutão:




Rege: Escorpião.
Exaltação: Ainda não estabelecida.
Detrimento: Touro.
Queda: Ainda não estabelecida.
Glifo: Um é tirado das letras PL por causa de seu descobridor. Percival Lowell, em 1930; o outro representa a cruz da matéria abaixo da lua crescente pairando acima do círculo da infinidade.
Representa: Impulso destruidor ou reformador, fusão.
Palavra-Chave: Transformação.
Anatomia: Os sistemas excretor e reprodutivo, a glândula pituitária, os crescimentos anormais (verrugas, tumores, marcas de nascimento etc.)

Tradicionalmente, Plutão rege o mundo subterrâneo e o que não pode ser visto (inclusive os mundos desconhecidos dentro de você, seu ser submerso ou subconsciente). Também representa todos os processos de cópia como a impressão e a reprodução fotográfica. Plutão governa as massas, o desperdício, a subversão, o poder atõmico e o crime. Rege as fobias e as obcessões, o crescimento lento, os fatores grupais, a transmutação, os começos e os fins, a morte e o renascimento, o isolamento, a coerção, o desaparecimento, o isolamento, a coerção, o desaparecimento, o seqüestro, o anonimato, as bactérias e os vírus. representa a geração, a regeneração e a degeneração. Expõe o que se desenvolveu em segredo ou sob disfarce. Governa os lugares vazios, os encanamentos, as ditaduras, as causas populares e aquilo que é exclusivo. A ação de Plutão é lenta, grave e inevitável. É o último dos planetas transcendentais e é considerado uma oitava superior de Marte. O posicionamento de Plutão no mapa mostra aonde você vai encontrar a complexidade; é onde vai ter de resolver os problemas sozinho e sem ajuda.