Clique na imagem para ampliá-la e vizualizar ás 12 Casas

Sabemos que os signos são divisões fixas do céu. As casas, por outro lado, são divisões relativas do céu, dependendo do lugar e da hora de nascimento do indivíduo. A rotação da Terra faz com que os signos e os planetas passem por todas as doze Casas a cada dia. O signo que ocupa o horizonte leste no momento exato do nascimento é chamado Ascendente ou signo em elevação.

Cada Casa representa um campo básico de atividade. Os significados das Casas são modificados quando elas estão ocupadas por planetas. É importante perceber desde já que não ter planetas numa Casa não significa que não haja atividade naquela área. Nenhuma Casa nunca está vazia; cada Casa tem um planeta que rege o signo de sua cúspide. Como há doze Casas e apenas dez planetas, não é possível ter planetas em todas as Casas.

As Casas se relacionam com condições, enquanto os signos nos falam de traços de caráter. Se fôssemos comparar a astrologia com o teatro, diríamos: os planetas são os atores, os signos são os papéis que eles desempenham e as Casas são os cenários ou situações onde o elenco representa. Mercúrio é sempre Mercúrio, mas em Gêmeos desempenha um papel diferente do de Libra; quando Mercúrio está na terceira Casa o cenário é diferente do da sexta.

As Casas nunca mudam de posição. O Ascendente (ou cúspide da primeira Casa) está sempre no ponto leste do horizonte, onde o Sol aparentemente se levanta todas as manhãs. Analogamente, o Descendente (ou cúspide da sétima Casa) está sempre no ponto este do horizonte, onde o Sol se põe a cada tarde. O Meio-do-Céu, a que nos referimos comumente como o MC (cúspide da décima Casa), está sempre no alto ou ponto sul do horóscopo. O ponto oposto, o IC (cúspide da quarta Casa), está sempre no ponto mais baixo da roda ou no ponto norte. A referência à cúspide da décima Casa como MC deriva de sua denominação latina, médium coeli, que significa o meio do céu. A referência à cúspide da quarta Casa como IC vem do latim imum coeli, significando o céu mais baixo.

Conforme viram em aulas anteriores, quando vocês completaram a roda plana, cada Casa é influenciada por um signo do zodíaco; cada Casa tem um regente planetário e se classifica em angular, sucedente ou cadente.

Lembrando que cada Casa apresenta um determinado campo de atividade em nossa vida, vamos agora voltar nossa atenção para uma explicação detalhada das Casas.





Primeira Casa

Signo natural: Áries
Palavra-chave: Identidade
Regente Natural: Marte (angular)
Uma cada de: Vida

A cúspide da primeira Casa é o Ascendente ou signo em elevação. É um dos pontos mais importantes do mapa natal, e mostra exatamente o grau e o signo que estavam no horizonte leste no momento do nascimento. A rotação da Terra faz com que um grau no zodíaco se eleve no horizonte leste aproximadamente a cada quatro minutos; por esta razão, pode-se ver como é importante ter a hora correta do nascimento.

A primeira Casa é em particular o Ascendente, mostra a sua personalidade, o seu temperamento e as suas tendências naturais, a sua individualidade e a sua forma de se expressar. Mostra como as pessoas o vêem, e como você quer que os outros o vejam. É a forma como você “embala” e “vende” a si mesmo. Representa o seu corpo físico, a sua saúde e os primeiros anos de sua infância. Mostra a sua abordagem da vida, a sua perspectiva mundana, a sua aparência e o seu jeito, e o começo de todos os empreendimentos.

  
Segunda Casa

Signo natural: Touro
Palavra-chave: Valores
Regente natural: Vênus (sucedente)
Uma Casa de: Bens materiais

A segunda Casa mostra as questões financeiras, as posses (exceto imóveis), os investimentos, a capacidade de ganhar dinheiro, e qualquer lucro ou perda através dos seus próprios esforços. Indica os seus talentos e recursos interiores, a sua necessidade de realização, seus sentimentos emocionais, seu senso de autodignidade e de seus valores. Como muitas pessoas acreditam que a liberdade é, em grande parte, uma questão de dinheiro, esta é a Casa da liberdade pessoal. Também é a Casa das dívidas materiais.


Terceira Casa

Signo natural: Gêmeos
Palavra-chave: Percepção
Regente natural: Mercúrio (cadente)
Uma Casa de: Relacionamentos e companheirismo

A terceira Casa mostra o ambiente em que você vive, seus irmãos e irmãs e todas as formas de comunicação, tais como a fala e a escrita. Também indica os meios de transporte, inclusive as pequenas viagens. Mostra a adaptabilidade de sua mente no aprendizado e na aceitação de novas idéias, a sua capacidade de se relacionar com o ambiente, e aquilo em que você é naturalmente hábil. Indica a porção consciente e objetiva de sua mente, e a sua escolaridade primária.
 

Quarta Casa


Signo natural: Câncer
Palavra-chave: Segurança
Regente natural: Lua (angular)
Uma Casa de: Conclusões

A quarta Casa mostra o seu lar e os seus pais, a família de onde você vem (as suas raízes) e o lar que você vai formar. Isto inclui a sua herança, a sua hereditariedade e a sua ancestralidade, as suas raízes psicológicas e a sua vida privada. Esta Casa mostra as propriedades como casas ou imóveis, e tudo que é isolado. É uma casa de conclusões: os últimos anos da vida, a finalização de todos os assuntos, a fama póstuma e o lugar de enterro. Mostra o genitor que teve maior influência sobre você na infância, o seu ser subjetivo e os alicerce sobre os quais você constrói seu caráter.





Quinta Casa


Signo natural: Leão
Palavra-chave: Criatividade
Regente natural: Sol (sucedente)
Uma Casa de: Vida

A quinta Casa mostra os filhos, os romances, os casos amorosos, os prazeres, as diversões, as férias e feriados, os jogos, as especulações, os hobbies e os passatempos. Indica a sua atitude emocional e o amor que você dá. Mostra os seus empreendimentos, assim como os esportes, a originalidade e os canais criativos. Também indica capacidade dramática, literária ou artística. A quinta Casa refere-se às publicações, à política, às belas-artes, às questões sociais, à gravidez e à educação dos filhos.


Sexta Casa
 

Signo natural: Virgem
Palavra-chave: Dever
Regente natural: Mercúrio (cadente)
Uma Casa de: Bens materiais

A sexta Casa mostra o seu trabalho, a sua saúde e os seus hábitos. Envolve emprego, empregados, servidores, inquilinos, animais de estimação e dependentes. Mostra o serviço prestado aos outros, os assuntos de rotina, as suas roupas e como você as usa, a higiene, o interesse em alimentação e dieta, a doença e as condições que influem na sua saúde. Esta Casa indica as tias e os tios, o auto-ajustamento e a sua mente inconsciente. Aqui, o trabalho e a saúde estão unidos.

Sétima Casa

 
Signo natural: Libra
Palavra-chave: Cooperação
Regente natural: Vênus (angular)
Uma Casa de: Relacionamentos diretos

A sétima Casa mostra as parcerias conjugais e de negócios, o casamento, o divórcio, os contratos, os processos, as negociações, os acordos, qualquer trato com o público e a resposta do público. Envolve os seus inimigos declarados, a sua cooperação com os outros ou a sua falta de cooperação. Indica aquilo que mais lhe falta, já que está em oposição à primeira Casa, que mostra os seus mais marcados traços de personalidade. Esta Casa mostra as suas atitudes em relação ao casamento: o seu parceiro, o tipo e a qualidade do casamento, e quantos casamentos você pode contrair. Também mostra os seus avós e quaisquer pessoas que atuem como seus agentes ou em seu nome.

Oitava Casa

 
Signo natural: Escorpião
Palavra-chave: Regeneração
Regente natural: Plutão (sucedente)
Uma Casa de: Conclusões

A oitava Casa mostra o apoio que você recebe dos outros, tanto financeiro, quanto moral, espiritual ou físico. Envolve as heranças, custódias, os testamentos, os impostos, os assuntos de seguro, assim como os segredos, a regeneração espiritual e física, o renascimento psicológico, a degeneração e a morte. A oitava Casa também mostra as questões ocultas, o sono, a pesquisa profunda, a investigação e os capitais ocultos. Também inclui o capital dos sócios e as pensões. É a Casa da cirurgia e, juntamente com a sexta, mostra tipos de doença.

Nona Casa
 

Signo natural: Sagitário
Palavra-chave: Aspiração
Regente natural: Júpiter (cadente)
Uma Casa de: Vida

A nona Casa mostra a sua mente superior, o superconsciente. Indica religião, lei, ciência, ideais, educação superior, filosofia, psicologia, estudo mental profundo, seus sonhos e suas visões. Envolve viagens longas, os estrangeiros, o trato com os estrangeiros, o comércio; os grandes negócios, importações e exportações. A nona Casa mostra a Igreja como fatos espiritual, o clero, os sogros, os netos, a intuição, a ética e a opinião pública em geral. Indica lições que aprendemos com a vida.

Décima Casa
 

Signo natural: Capricórnio
Palavra-chave: Honra
Regente natural: Saturno (angular)
Uma Casa de: Bens materiais

A décima Casa mostra a sua profissão, a sua reputação e a sua posição na comunidade. Indica o seu ego, o status, a fama, a promoção, a ambição, as atividades sociais e de negócios, o sem empregador, o governo ou qualquer outra autoridade acima de você. Mostra as suas realizações, como o mundo o vê e avalia, e a influência que você exerce no seu círculo. Aqui, vemos a Igreja como organização, e o outro genitor que não aquele representado pela sua quarta Casa.

Décima Primeira Casa

 
Signo natural: Aquário
Palavra-chave: Consciência social
Regente natural: Urano
Uma Casa de: Relacionamentos de grupo

A décima primeira Casa mostra a sua capacidade de ter amigos, a sua atitude em relação aos amigos e conhecidos e todos os relacionamentos não-emocionais. Indica o que você mais deseja na vida, seus objetivos, o amor que você recebe, assim como o dinheiro obtido com a profissão. Essa Casa mostra os filhos adotivos, os enteados e as circunstâncias sobre as quais você tem pouco controle. Aqui você vê seus interesses humanitários, a maneira como usa os outros, as pequenas e grandes organizações, os clubes e grupos associativos aos quais você pertence.


Décima segunda Casa  

Signo natural: Peixes
Palavra-chave: Subconsciente
Regente natural: Netuno (cadente)
Uma Casa de: Conclusões

A décima segunda Casa mostra as suas forças e fraquezas desconhecidas ou ocultas. Mostra tristeza, sofrimento, limitações, obstáculos, segredos, isolamento, frustração e atividades de bastidores. Indica lugares de confinamento, prisões, hospitais, instituições mentais etc e restrições, inibições, exílio, inimigos secretos, perigos ocultos, autodestruição e casos clandestinos. Pesquisa, fundamentos, sustentação subjetiva, consciência interior, mente subconsciente, débitos espirituais a serem pagos (carma), mas também caridade, simpatia e bem-estar público. Muitas vezes é chamada de lata de lixo do horóscopo porque é para aqui que varremos ou é onde escondemos problemas muito dolorosos para encarar ou as dificuldades que nos recusamos a admitir.