Os Meridianos




Divisão das Casas por Qualidade



Casas angulares (correspondendo aos signos cardeais): são a primeira, a quarta, a sétima e a décima. Esses ângulos correspondem ao leste (Ascendente), oeste (Descendente), norte (imum coeli ou IC) e sul (Meio-do-Céu ou MC). Esses são os ângulos, os eixos do mapa. Os planetas em Casas angulares têm um grande potencial de ação dinâmica e sua influência é intensificada. Em outras palavras, as Casas angulares têm qualidades cardeais. Alguns livros se referem aos planetas angulares como acidentalmente dignificados.

Casas sucedentes (correspondendo aos signos fixos): são a segunda, a quinta, a oitava e a décima primeira. São chamadas sucedentes porque seguem ou sucedem as Casas angulares. Não tão poderosas mas, assim como os signos fixos, concedem estabilidade e propósito. São também as Casas financeiras.

Casas cadentes (correspondendo aos signos mutáveis): são a terceira, a sexta, a nona e a décima segunda. Essas Casas não têm tanta oportunidade de ação como as angulares, nem conferem uma grande estabilidade como as Casas fixas, mas são adaptáveis e se dão bem com os outros. geralmente são mencionadas como Casas mentais.

Divisão das Casas por Elemento



Cada signo é parte de um agrupamento por elemento. Como cada signo têm uma posição natural por Casa, podemos agrupar as Casas da mesma forma, de acordo com o elemento regente de cada uma.

Fogo: As Casas da vida ou Casas pessoais:


Primeira Casa: o corpo
Quinta Casa: a alma.
Nona Casa: o espírito, a mente.


Terra: As Casas de bens materiais ou Casas das posses:


Segunda Casa: posses, finanças.
Sexta Casa: ocupação.
Décima Casa: reconhecimento, ambiente.


Ar: As Casas de relacionamento ou Casas dos parentes:


Terceira Casa: parentes e vizinhos, aqueles que não selecionamos, consangüíneos.
Sétima Casa: relacionamentos íntimos, parceiros, aqueles que escolhemos para relacionamentos diretos, cônjuge.
Décima primeira Casa: relacionamentos sociais e mentais, aqueles que selecionamos por causa de interesses comuns, por simpatia.


Água: As Casas de conclusões ou Casas terminais:


Quarta Casa: o fim do corpo físico.
Oitava Casa: liberação da alma, morte.
Décima segunda Casa: morte filosófica; os resultados do curso da vida que escolhemos seguir.